RODA DE CONVERSA DO CICLO PAULO FREIRE

Publicado em: 26/05/2021 13:44:02

Nos dias 27 e 28 de maio, a comemoração do centenário de nascimento de Paulo Freire ficará a cargo do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas, DALV/UNIR.


O Núcleo de Ciências Humanas, NCH, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, está realizando, ao longo deste ano de 2021, uma série de eventos e atividades alusivas aos 100 de nascimento de Paulo Freire. Trata-se do “Paulo Freire, 100” que ainda neste mês de maio tem programação confirmada, e ao longo dos próximos meses terá outras ações realizadas. O professor José Flávio da Paz, um dos organizadores das atividades desta semana, lembra que “não se trata apenas de um evento comemorativo ao centenário de nascimento de Paulo Freire, mas um encontro, um chamado para combater um bom combate, acima de tudo, uma educação que promova o homem e a humanidade e todas as possibilidades de formação autônoma e crítica”.


Nos dias 27 e 28 de maio a comemoração do centenário as atividades serão realizadas pelo Departamento de Letras Vernáculas, DLV, com rodas de conversa transmitidas ao vivo através do YouTube e também pelo Facebook do NCH (dia 27: https://www.youtube.com/watch?v=Aati2Q31F_M - dia 28: https://www.youtube.com/watch?v=8DOw10FxfOI
). Os interessados em participar do evento, devem fazer inscrição através do formulário disponível neste link: https://forms.gle/X2wyKN6yejFkD4kG9. Os inscritos receberão certificado de participação.


A temática no dia 27 será "O legado freiriano e o debate comunicacional contemporâneo: um convite ao diálogo e à recriação da utopia/esperança”, que irá abordar como a educação se faz com esperança e na construção da mudança para uma sociedade mais humana e menos desigual. Os palestrantes serão a Profa. Dra. Fernanda dos Santos Paulo (Unoesc), o Prof. Ms. Fernando Jorge Correia de Freitas (Facimed) e a Profa. Ms. Aline Christiane Oliveira Souza (IFMS), com mediação da Profa. Dra. Egeslaine de Nez (UFMS) e do Prof. Ms. Givaldo Alves da Silva (Unespar). O evento acontece entre as 14h30 e 18h.

Já no dia 28 o tema será “Paulo Freire & Educação: Ideias, contextos e atividades libertadoras”. A atividade terá como palestrantes a Profa. Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares (IFRN), o Prof. Ms. Breno Trajano de Almeida (IFRN), o Prof. Dr. José Mateus do Nascimento (IFRN), e a Profa. Dra. Louize Gabriela Silva de Souza (IFRN). A mediação será do Prof. Ms. José Flávio da Paz, da UNIR, e a roda de conversa acontece a partir das 14h30, com previsão de seguir até às 18h.

No encerramento, que acontece no dia 28 à partir das 19h, o Prof. Dr. Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi (Unesp), irá proferir a palestra “Paulo Freire, acendedor de esperanças”. 

Fonte: https://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=29281