Data da Publicação: 05/03/2020
Tema: Estudos da Linguagem e Tecnologias Digitais: perspectivas para o Ensino e a Pesquisa - 17 a 19/06/2020 - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco - São Paulo - Brasil
O Seminário Internacional de Linguística teve sua primeira edição em 2006, incluído no espaço científico do II HUNICON (Congresso Nacional de Humanas da Universidade Cruzeiro do Sul). Em 2007, passou a ter espaço próprio, devido a seu crescimento. O evento, naquele momento, contou com financiamento da FAPESP, para trazer pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes universidades para atividades diversas.
A partir de 2009, passou a ser realizado a cada dois anos. Já consolidado e, contando com recursos da CAPES e FAPESP, pôde ampliar sua atuação internacional com a presença de pesquisadores das seguintes instituições: IUFM, Paris 8; Université de Poitiers, Università del Salerno, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Aberta e Universidade do Porto.
Em 2011, na sua 4ª. edição, manteve seu caráter internacional, buscando parcerias que possibilitaram a criação de novo grupo de pesquisa com a Universidade Nova e a Universidade Aberta, ambas de Lisboa.
Em 2013, na 5ª. Edição, associou-se ao Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, LAEL/PUC, realizando-se, simultaneamente, ao SIL, o INPLA - . Como fruto, foram atendidos mais de mil congressistas.
Em 2015, na 6ª. edição, as parcerias com as Universidades portuguesas se mantiveram e foram renovados os debates sob o tema “Memória, Discurso e Tecnologias”.
Em 2017, na 7ª. Edição, como um evento já tradicional na área, congregou outros dois outros eventos: o III Congresso Interdisciplinar Cortesia cujo primeiro se realizara em 2012 na Universidade Aberta (Lisboa) e o segundo na Universidade Cruzeiro do Sul novamente em parceria com a Universidade Aberta de Lisboa; e o II Simpósio de Linguística Textual, promovido pelo Grupo Protexto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, foi um evento temático que acolheu mais pesquisadores dedicados aos estudos do texto ampliando as possibilidades de discussão e divulgação de pesquisas. Nessa edição, o SIL contou com o apoio do Cnpq.
O SIL teve edições a cada dois anos, mas, em 2019, não foi possível a realização da 8ª. edição, o que agora ocorrerá em 2020.
O SIL, em sua 8ª. edição, pretende ser um evento mais concentrado, com um número mais reduzido de participantes e voltado para uma temática bastante atual, a relação entre as tecnologias digitais e os estudos da linguagem, preocupando-se, de modo particular, com as questões relacionadas ao ensino.
A temática desta edição é Estudos da Linguagem e Tecnologias Digitais: perspectivas para o Ensino e a Pesquisa. E os temas eleitos para desenvolver a temática nas várias áreas de pesquisa são:
1. Multimodalidades
2. Análise de discurso digital
3. Linguagem e ideologia nas mídias
4. Linguagem, tecnologia e redes sociais
5. A Literatura nas mídias digitais
6. Ensino e tecnologias digitais
7. Identidades digitais
8. Estilo nas mídias digitais
9. Enunciação
10. Pragmática
11. Letramento digital
12. Humanidades digitais
Comitê Organizador
Guaraciaba Micheletti (Universidade Cruzeiro do Sul – SP – Brasil) – Coordenação Geral
Ana Elvira L. Gebara (Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade Cidade de São Paulo – SP – Brasil) – Vice-coordenação
Ana Lúcia Tinoco Cabral (Pontifícia Universidade Católica / Universidade de São Paulo – SP – Brasil)
Helba Carvalho (Universidade Cruzeiro do Sul/ Universidade Cidade de São Paulo – SP – Brasil)
Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara (Universidade Aberta – Lisboa – Portugal)
Magalí Elisabete Sparano (Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade Cidade de São Paulo – SP – Brasil)
Nelci Vieira de Lima (Universidade Cruzeiro do Sul - Cruzeiro do Sul - Campus Virtual – SP - Brasil)
Patrícia Silvestre Leite Di Iório (Universidade Cruzeiro do Sul – SP – Brasil)
Silvia Augusta de Barros Albert (Universidade Cruzeiro do Sul - Cruzeiro do Sul - Campus Virtual – SP - Brasil)
Vivian Steinberg (Universidade Cidade de São Paulo - Cruzeiro do Sul - Campus Virtual – SP - Brasil ; Universidade de São Paulo)
Comitê Científico
Ana Elvira L. Gebara (Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade Cidade de São Paulo – SP – Brasil)
Ana Lúcia Tinoco Cabral (Pontifícia Universidade Católica / Universidade de São Paulo – SP – Brasil)
Carlos Augusto Baptista de Andrade (Universidade Cruzeiro do Sul – SP – Brasil)
Guaraciaba Micheletti (Universidade Cruzeiro do Sul – SP – Brasil) – Coordenação Geral
Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara (Universidade Aberta – Lisboa – Portugal)
Leonor Werneck dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ - Brasil)
Maria Inês Batista Campos (Universidade de São Paulo – SP – Brasil)
Maria Potes Barbas (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém/ Departamento de Humanidades de Universidade Aberta)
Regina Helena Pires Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Regina Tavares de Menezes (Universidade Cidade de São Paulo - Cruzeiro do Sul - Campus Virtual – SP - Brasil)
Rivaldo Capistrano Jr. (Universidade Federal do Espírito Santo – ES – Espírito Santo)
Rosalice Botelho Wakim Pinto (IFILNOVA/CEDIS/Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
Sueli Cristina Marquesi (Pontifícia Universidade Católica – SP – Brasil)